Apresentação

A Festa / Apresentação

SÃO JOAO DE BRAGA A Maior Festa Popular de Portugal

A Associação de Festas de Sao Joao de Braga e a entidade responsável pela organização das mais antigas e grandiosas festas de São João em Portugal, a Maior Festa Popular de Portugal – o São João de Braga.
Organizar, preservar e revitalizar uma das mais queridas tradições da cidade
Cabe à associação organizar, preservar e revitalizar a identidade histórica e a autenticidade dos festejos sanjoaninos bracarenses, promovendo e afirmando uma das mais queridas tradições da cidade de Braga e um dos reflexos da alma bracarense.
A Associação de festas foi constituída com a unificação das duas festas de São João
Constituída com a unificação das duas festas em honra a São João, em 1983 passa a ser designada uma comissão de festas com o intuito de perpetuar as festas. Em 2001, a expressão “comissão de festas” dá lugar a Associação de Festas.

CULTURA As festas mais importantes da nossa cidade

A nossa forma de ser e de viver as festas mais importantes da nossa cidade faz com que nos mantenhamos unidos, tornando-nos especiais.
Os valores que partilhamos são o legado para o futuro do São João de Braga

Os valores que partilhamos, e que estão no nosso ADN, são o legado para o futuro e para a preservação da essência do São João de Braga.
Todos os dias são uma nova oportunidade para nos desafiarmos e enriquecermos o São João de Braga.

Promoção e afirmação das tradições e a etnografia da cidade
Cabe-nos preservar e revitalizar a identidade histórica e social dos festejos sanjoaninos de Braga, apostando na promoção e afirmação das tradições e a etnografia da cidade como reflexo da alma bracarense.

SÃO JOAO DE BRAGA Os principais eventos do São João de Braga

são joão de braga

Na programação de 2025, destaca-se a candidatura do São João de Braga ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, um passo decisivo rumo ao reconhecimento oficial da sua importância histórica, simbólica e afetiva.

são joão de braga

No ano em que os festejos decorrem sob o prestigiado desígnio de Capital Portuguesa da Cultura, distinção que reforça a centralidade da cidade enquanto polo de produção, reflexão e difusão artística, o São João emerge como uma plataforma privilegiada de afirmação identitária, onde as práticas culturais populares se inscrevem no seio de uma programação mais vasta, em que o erudito e o popular convergem em harmonia.

são joão de braga

No ano de 2025, a cidade de Braga renova o fulgor das suas tradições seculares ao celebrar o São João, não apenas como expressão da devoção popular, mas também como afirmação do seu papel central no panorama cultural da cidade. As ruas da urbe bracarense vestem-se a rigor, onde sobressem as típicas ornamentações que constituem um dos mais notórios testemunhos da estética efémera que se inscreve na tradição popular portuguesa, tipicamente festiva e minhota.