Quadros bíblicos do Rio Este são o destaque iconográfico e das ornamentações

Destaques do programa

No ano de 2025, a cidade de Braga renova o fulgor das suas tradições seculares ao celebrar o São João, não apenas como expressão da devoção popular, mas também como afirmação do seu papel central no panorama cultural da cidade. As ruas da urbe bracarense vestem-se a rigor, onde sobressem as típicas ornamentações que constituem um dos mais notórios testemunhos da estética efémera que se inscreve na tradição popular portuguesa, tipicamente festiva e minhota.

A temática que se destaca no cartaz e decorações deste ano revisita os quadros bíblicos do rio Este, numa evocação popular que funde a fé com a paisagem do Parque da Ponte, epicentro da Festa. O curso do rio Este, veia ancestral de vida e memória, torna-se palco e espelho de narrativas interligadas ao Baptismo de Cristo e ao culto a S. Cristóvão. Com origem no final do século XIX, o leito do rio Este, junto à Capela de São João da Ponte, assumiu uma nova dimensão, transformando-se num espaço cénico de expressão religiosa e artística. Neste enquadramento natural, inserem-se anualmente dois quadros bíblicos de notável simbolismo: de um lado, a comovente representação do Batismo de Cristo no rio Jordão, e do outro, a imponente figura de São Cristóvão, cuja devoção se encontra profundamente enraizada na Capela de São João da Ponte.

Através das ornamentações, este diálogo materializa-se entre o sagrado e o profano, o que confere ao São João de Braga, além da dimensão litúrgica, a celabração da contemplação e criação.

Programa São João de Braga Eventos relacionados