As Festas de São João de Braga, as mais antigas do País, têm início oficialmente esta terça-feira com uma programação repleta de alegria popular e memória coletiva. De 17 a 24 de junho, os Quadros Bíblicos nas margens do Rio Este servem de inspiração das Festas de São João de Braga, que voltam a encher a cidade de festa, tradição e devoção.
O primeiro dia das festividades começa logo às 10h00, com o simbólico Concerto de Sinos, que ecoará pelos céus da cidade através dos carrilhões das igrejas de Santa Cruz, São Vicente, Sé Primaz e Bom Jesus, assinalando o início de oito dias de intensa celebração sanjoanina. Também pela manhã, a Praça da República transforma-se num palco de animação com as “Ardinas Braga 25”, e as ruas ganham vida com o já emblemático Cortejo “São João da Pequenada”, que promete encantar todos com a alegria e criatividade das crianças, que, este ano, voltam a bater recordes.
Durante a tarde, a festa continua com momentos de cultura e tradição. Às 16h00, a Livraria Centésima Página acolhe a apresentação do livro ilustrado “Era uma vez… o São João de Braga”. Meia hora depois, o Palácio do Raio abre portas à exposição “Memórias Visuais do São João de Braga a partir da obra de José Veiga”, que nos leva a uma viagem visual pelas tradições sanjoaninas. Às 18h00, o Braga Parque recebe o Concurso de Cascatas Sanjoaninas.
A música tradicional também está presente, com o projeto “O Cavaquinho na Escola” a animar a Praça da República a partir das 19h. Já à noite, os bracarenses e visitantes são convidados a assistir ao espetáculo “Faça-se Luz”, pelas 22h00 na Avenida Central, que este ano promete cativar atenções com um espetáculo multimédia a que se seguirá a atuação da Banda Filarmónica de Cabreiros. Os animados Cantares ao Desafio marcam o início dos festejos no Parque da Ponte, às 22h00.