São João de Braga apresenta nova estratégia assente na comunidade, tradição e inovação e os destaques para a edição de 2026

A Associação de Festas de São João de Braga apresentou esta quarta-feira, 27 de maio, a nova estratégia para o São João de Braga 2026-2029, assumindo uma “nova ambição para a maior festa do concelho e a mais antiga festa sanjoanina de Portugal”, assente em quatro pilares fundamentais: inclusão, sustentabilidade, participação e valorização do território.

A sessão pública, que voltou a decorrer no Parque da Ponte, deu a conhecer as principais novidades da edição de 2026, bem como a visão estratégica para os próximos anos.

Entre as principais novidades anunciadas para 2026 destacam-se o regresso das tradicionais barraquinhas à Avenida da Liberdade – que passam a servir para as freguesias e o tecido associativo bracarense mostrar o seu trabalho -, a descentralização das festas pelas freguesias, a implementação de um plano de acessibilidades, o reforço da presença de artistas locais e um maior envolvimento do comércio tradicional.

Durante a apresentação, Ana Daniela Pereira, Presidente da Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB) destacou a importância de envolver a comunidade e o tecido associativo do concelho na construção das festas, sublinhando que o regresso das barraquinhas à Avenida da Liberdade terá um papel determinante nesse objetivo.

“A ligação entre os dois polos da festa através dos stands será essencial para recuperarmos a tradição de descer a Avenida da Liberdade em festa, dando, neste modelo, espaço para as associações poderem mostrar o seu trabalho, preservando a tradição e introduzindo simultaneamente novas dinâmicas e inovação”, referiu.

João Rodrigues, Presidente do Município de Braga, reforçou a importância de viver o São João “como um todo, nas 37 freguesias, numa clara valorização da dimensão agregadora das festas e o impacto que estas têm, quer ao nível cultural e identitário, quer na dinamização do concelho e dos seus territórios”.

Por sua vez, Daniel Vilaça, em representação da Associação Empresarial de Braga (AEB), revelou que a AEB está a trabalhar de forma próxima com a AFSJB de forma a garantir um maior envolvimento do comércio local, estando também a ser desenvolvido um aprofundamento do estudo sobre o impacto económico do São João, considerando fundamental medir e potenciar os efeitos positivos das festas no comércio, turismo e restauração.

A estratégia agora apresentada define ainda cinco indicadores-chave para avaliar o sucesso das festas: participação global, cobertura territorial, redução da pegada de carbono, satisfação da comunidade e impacto económico.

O programa do São João de Braga 2026 decorrerá entre 17 e 24 de junho e incluirá dezenas de iniciativas culturais, populares e religiosas, distribuídas por vários pontos da cidade e pelas freguesias aderentes, reforçando a dimensão comunitária e participativa das celebrações.

O programa está disponível em saojoaobraga.pt.