Braga celebra em grande: São João 2025 regista números históricos e reforça estatuto nacional

As Festas de São João de Braga 2025 encerraram com fé, emoção e a voz de Tony Carreira, reforçando os números de visitantes, atingindo dimensão inédita com programação sem precedentes. De 17 a 24 de junho, os Quadros Bíblicos às margens do Rio Este serviram de inspiração das Festas de São João de Braga, que, com mais de um milhão de visitantes, voltaram a encher a cidade de festa, tradição e devoção.

As festividades de São João de Braga terminaram com um dia de solenidade, música e muita emoção. A entrada dos grupos de animação marcou o ritmo do dia, a que se seguiu o Cortejo Sanjoanino, que, mais uma vez, não deixou morrer a tradição, recordando os elementos tradicionais: o Carro das Ervas, a Dança do Rei David e o Carro dos Pastores.

A fé viveu-se nas Eucaristias Solenes em honra de São João Baptista, celebradas no Largo de São João do Souto e em São João da Ponte. As bandas filarmónicas voltaram a atuar no Largo do Paço, enchendo a cidade com sonoridades clássicas. À tarde, a emotiva Trasladação do Andor de São João de Braga em direção à Sé e a Aclamação das Flores marcaram o encerramento religioso da romaria.

Ao final da noite, sob um céu iluminado por fogos de artifício, Braga rendeu-se à voz de Tony Carreira com a Avenida Central repleta. A cidade despediu-se do padroeiro com a alma cheia, o coração vibrante e a certeza de que, em 2026, o São João voltará ainda maior. Firmino Marques, Presidente da Associação de Festas de São João de Braga, dirige “uma palavra muito especial de carinho para a equipa sanjoanina, voluntários e instituições que ajudaram a fazer deste um São João melhor do que o anterior”.

No ano em que as Festas da cidade ficaram marcadas pela candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial Nacional e pelo desígnio de Braga como Capital Portuguesa de Cultura, Firmino Marques reforça que “a dedicação e união da comunidade bracarense são o segredo das nossas festas, o momento mais alto do calendário festivo bracarense”.