Sobre

AS MAIORES E MAIS ANTIGAS SANJOANINAS DE PORTUGAL

 

Exultam os bracarenses e o coração pula de alegria!

20140623_WAPA_HD_4799 copy

É o São João de Braga, a maior festa do Minho e o orgulho das gentes brácaras. As festas, de cariz municipal já desde o início do século XVI, continuam a ser o ponto mais elevado do associativismo e das tradições autenticamente bracarenses.

Por este tempo, Braga transforma-se numa aldeia minhota em ponto grande. Este momento do calendário é a imagem de marca da cidade líder da região mais festiva de Portugal. Por isso mesmo, não admira a dimensão alcançada pela sua principal festa, que vai chegar a afirmar-se como a maior romaria de Portugal e um fenómeno turístico sem par, no derradeiro quartel do século XIX.

As Festas de São João são indubitavelmente o evento anual de Braga com maior teor histórico e raízes mais desenvolvidas no perfil identitário da população. Não restam dúvidas de que se trata das festividades públicas em honra de S. João Batista mais antigas de Portugal, remontando ao início da nossa nacionalidade, sendo também as que maior afirmação e reconhecimento possuíram quer durante o século XVIII, quer no período compreendido entre o último quartel do século XIX e o primeiro do século seguinte.

Os quadros bíblicos do rio Este, as danças do Rei David e dos pastores, passando pela originalidade detida por qualquer romaria minhota na sua religiosidade, folclore, foguetes, iluminações, concertinas ou cantares as desafio, confirmam a superior genuinidade desta celebração comunitária bracarense.


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube