20626447_1643410195690161_2757534998751563123_o

Concurso de Bandas Filarmónicas 2017

Dinamizar a actividade das bandas filarmónicas, projectar o trabalho realizado enquanto instituições de formação musical e dar-lhes visibilidade junto das comissões de festas de todo o país são os objectivos do IV Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, que terá lugar nos dias 25 e 26 de Novembro, no Auditório Vita.

Organizado pelo Município de Braga, com a colaboração da Associação de Festas de São João e do Conservatório Calouste Gulbenkian, e apoio da ‘Afinaudio’ e ‘Sons do Clássico’, o concurso terá a participação de 15 bandas filarmónicas nacionais e internacionais, que trazem a Braga cerca de mil músicos durante os dois dias do evento.

Na apresentação do concurso, realizada esta Segunda-feira, 4 de Agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a vereadora da Cultura, Lídia Dias, salientou que este concurso “tem vindo a registar um crescimento sustentado, constituindo-se já como uma imagem de marca do Concelho”. Segundo a vereadora, esta iniciativa, além de dar visibilidade à música filarmónica, “visa divulgar o trabalho que as bandas realizam enquanto centros de ensino da música e contribui para o reforço da visibilidade e da importância destas instituições nomeadamente junto das comissões de festas”.

Esta quarta edição apresenta uma novidade. Além de uma peça de aquecimento e de uma peça livre, todas as bandas terão que interpretar uma peça obrigatória encomendada especialmente para o concurso ao compositor bracarense Carlos Brito Dias.

Os prémios monetários serão mantidos para os três primeiros classificados e o acesso às festas de São João está reservado para os seis primeiros classificados. As bandas classificadas entre o sétimo e o décimo lugar receberão instrumentos musicais e a banda do distrito de Braga melhor classificada garante a gravação de um CD.

O júri é constituído por cinco elementos e será presidido pelo maestro Gil Magalhães. O concurso poderá ter o máximo de quinze bandas filarmónicas participantes, ficando reservado o mínimo de seis lugares para bandas do distrito de Braga. O processo de admissão inicia-se com a pré-inscrição, sendo que as inscrições decorrem até 3 de Outubro.

Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no regulamento que pode ser consultado AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>