concurso-cascatas-sao-joao-braga-2018

Abriram as candidaturas para o Concurso de Cascatas Sanjoaninas 2018

Após quatro edições de manifesta notoriedade e sucesso das Cascatas de São João, tradição popular recuperada em 2014, a Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB) volta a desafiar todas as associações e juntas de freguesia de Braga e seu entorno a participarem na edição 2018 das Cascatas Sanjoaninas, recriando em formato de “cascata” os vários ambientes sanjoaninos, bem assim como as tradições, a simbologia e a essência das festividades.

As candidaturas abriram oficialmente no dia 17 de abril
O sucesso das quatro edições passadas, consequência do retorno excepcional da comunidade bracarense face ao desafio lançado pela AFSJB, fundamenta a aposta contínua na salvaguarda das Cascatas Sanjoaninas. Para o Presidente da AFSJB, Rui Ferreira, “desde 2014 que, graças a este concurso, conseguimos envolver parte significativa da comunidade bracarense. É notório o empenho e apreço atribuídos ao respetivo concurso, não só por parte dos grupos responsáveis pela construção das Cascatas, mas também por todos os quantos visitam a exposição das Cascatas durante as festas”. Acrescenta ainda que “a ligação às freguesias e associações é a chave para o êxito deste concurso”.

Novidades 2018
A edição de 2018 conta com novidades. O centro comercial Braga Parque é o parceiro associado do concurso e irá acolher, na sua escadaria central, a exposição das cascatas de São João, de 16 a 24 de junho. Esta mudança de local irá solucionar uma preocupação da organização e dos participantes, relativa à segurança das cascatas, face a actos de vandalismo e roubos registados em edições anteriores.

Ana Rodrigues, directora de comunicação do Braga Parque, recordou que a abertura deste espaço comercial, há alguns anos, foi assinalada com a exposição de uma grande cascata de S. João da autoria do artesão Luís Neto. “Para nós, é também importante recuperar esta tradição através do concurso que a Associação de Festas promove enchendo de alegria a escadaria central do centro comercial”, referiu Ana Rodrigues.

O painel de jurados será composto por um representante da empresa patrocinadora do concurso, pelo artista plástico bracarense Alberto Vieira e por um elemento da Associação de Festas, da Câmara Municipal de Braga e da Entidade de Turismo Porto e Norte.
São três os prémios monetários: o 1º prémio é de 1000 euros, o 2º prémio de 500 euros e o 3º prémio de 250 euros. Os concorrentes podem ser entidades colectivas, com residência ou sede no concelho de Braga.

As inscrições para a edição de 2018 das Cascatas Sanjoaninas podem ser efetuadas até dia 25 de maio, estando a abertura oficial das Cascatas agendada para o dia 16 de junho. O regulamento e modo de inscrição pode ser consultados aqui.

 

CRONOGRAMA DO CONCURSO DE CASCATAS

1. Apresentação de candidaturas: até ao dia 25 de maio de 2018
2. Divulgação da lista de Cascatas a concurso: 26 de maio de 2018
3. Montagem das cascatas: a montagem das cascatas deverá ocorrer no dia 16 de junho, entre as 00h00 e as 09h30.
4. Abertura oficial das cascatas a concurso: a abertura oficial das cascatas ocorrerá no dia 16 de junho, pelas 12h00.
5. Exposição das cascatas: as cascatas estarão em exposição diária no centro comercial Braga Parque, entre os dias 16 e 24 de Junho de 2018, das 10h00 às 23h00. Às sextas, sábados e vésperas de feriado até às 24h00.
6. Visita das cascatas pelo júri: o júri visitará as cascatas concorrentes, para classificação, no dia 19 de junho de 2018, pelas 18h00.
7. Divulgação dos premiados: a divulgação pública dos premiados será efetuada até ao dia 20 de junho de 2018.
8. Entrega dos prémios: a entrega dos prémios far-se-á no dia 24 de junho, pelas 22h00 durante a Festa de Encerramento
9. Desmontagem das cascatas: a desmontagem deverá decorrer no dia 25 de Junho, entre as 00h00 e as 09h30.

 

[Também está disponível o edital desta iniciativa aqui]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>